domingo, 27 de fevereiro de 2011

8 de Março Dia Internacional da Mulher

 FELIZ DIA DA MULHER!!! 

Está chegando mais um dia internacional da mulher, a data é comemorada no dia 8 de março em todo o mundo, é um grande dia a ser comemorado, mães, irmãs, filhas, avós, namoradas, esposas, todas elas merecem o nosso reconhecimento por serem tão especiais em nossas vidas, mas você sabe a história do dia 8 de março? como surgiu o dia internacional da mulher?
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Então vamos presentear as mulheres mais especiais de nossas vidas, não precisa ser algo tão valioso, talvez um simples abraço e um beijo, desde que dados de coração, sejam as melhores formas de demonstrar nosso respeito por essas guerreiras.
Fonte:  linkkando.com

 À todas as mulheres...
 



 

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Máscaras de Carnaval

Modelos de Máscaras para Carnaval na Escola.

Click nas imagens para ampliá-las.












CARNAVAL - marchinhas, músicas de carnaval

ANTIGAMENTE AS PESSOAS BRINCAVAM O CARNAVAL FORMANDO BLOCOS DE AMIGOS QUE SAÍAM CANTANDO, TOCANDO E DANÇANDO PELAS RUAS DA CIDADE.
AS MUSICAS QUE CANTAVAM ERAM CHAMADAS DE MARCHINHAS.
A MARCHINHA FOI UM GÊNERO DE MÚSICA POPULAR QUE FEZ MUITO SUCESSO NOS CARNAVAIS ENTRE OS ANOS 30 E 60.
TINHAM LETRAS FÁCEIS, LEVES, ALEGRES E DIVERTIDAS QUE AGRADAVAM DEMAIS AOS FOLIÕES.

DOS ANOS 60 EM Dl ANTE, COMEÇOU A SER SUBSTITUÍDA PELO SAMBA ENREDO, OUTRO GÊNERO DE MÚSICA TOCADO PELAS ESCOLAS DE SAMBA. O MESMO ACONTECEU COM OS BLOCOS DE RUA QUE FORAM TROCADOS PELAS ESCOLAS DE SAMBA, AMBOS MUITO CONHECIDOS POR NÓS.

VOCÊ SABIA?

UMA DAS PRIMEIRAS MARCHINHAS QUE FEZ SUCESSO FOI "ABRE ALAS", ESCRITA EM 1899 POR CHIQUINHA GONZAGA E CONHECIDA POR MUITOS ATÉ OS DIAS DE HOJE.


ABRE ALAS QUE EU QUERO PASSAR
Ó ABRE ALAS QUE EU QUERO PASSAR 
EU SOU DA LIRA NÃO POSSO NEGAR
EU SOU DA LIRA NÃO POSSO NEGAR

Ó ABRE ALAS QUE EU QUERO PASSAR 
Ó ABRE ALAS QUE EU QUERO PASSAR
ROSA DE OURO É QUE VAI GANHAR
ROSA DE OURO É QUE VAI GANHAR


A JARDINEIRA

BENEDITO LACERDA – 1938

Ó JARDINEIRA POR QUE ESTÁS TÃO TRISTE? 
MAS O QUE FOI QUE TE ACONTECEU?
FOI A CAMÉLIA QUE CAIU DO GALHO, 
DEU DOIS SUSPIROS E DEPOIS MORREU
VEM JARDINEIRA, VEM MEU AMOR
NÃO FIQUES TRISTE QUE ESSE MUNDO É TODO SEU
TU ÉS MUITO MAIS BONITA
QUE A CAMÉLIA QUE MORREU



AURORA

MÁRIO LAGO - 1940

SE VOCÊ FOSSE SINCERA 
Ô Ô Ô Ô AURORA 
VEJA SÓ QUE BOM QUE ERA 
Ô Ô Ô Ô AURORA
UM LINDO APARTAMENTO 
COM PORTEIRO E ELEVADOR 
E AR REFRIGERADO 
PARA OS DIAS DE CALOR 
MADAME ANTES NOME 
VOCÊ TERIA AGORA 
Ô Ô Ô Ô AURORA

SASSARICANDO

LUIZ ANTÔNIO E ZÉ MÁRIO - 1951


SASSASSARICANDO
TODO MUNDO LEVA A VIDA NO ARAME
SASSASSARICANDO
A VIÚVA, O BROTINHO E A MADAME
O VELHO NA PORTA DA COLOMBO
É UM ASSOMBRO
SASSASSARICANDO
QUEM NÃO TEM SEU SASSARICO 
SASSARICA MESMO 
SÓ PORQUE SEM SASSARICAR 
ESSA VIDA É UM NÓ

ALLAH-LÁ-Ô

HAROLDO LOBO - 1940


ALLAH -LA-O, Ô Ô Ô Ô Ô Ô 
MAS QUE CALOR, Ô Ô Ô Ô Ô Ô
ATRAVESSAMOS O DESERTO DO SAARA
O SOL ESTAVA QUENTE E QUEIMOU A NOSSA CARA
ALLAH -LÁ-Ô, ÔÔÔÔÔÔ 
MAS QUE CALOR, ÔÔÔÔÔÔ
VIEMOS DO EGITO
E MUITAS VEZES
NÓS TIVEMOS QUE REZAR
ALLAH! ALLAH! ALLAH! MEU BOM ALLAH!
MANDE ÁGUA PRÁ IOIÔ
MANDE ÁGUA PRÁ IAIÁ
ALLAH! MEU BOM ALLAH!



PARA OUVIR, CLIQUE ABAIXO:





PARA BAIXAR E SALVAR EM SEU COMPUTADOR, CLIQUE AQUI.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Produção Textual


Quando a criança é estimulada através de desenhos, a produção textual torná-se mais prazerosa e divertida, principalmente para os alunos do ensino fundamental I. Segue alguns quadrinhos para ajudar aos alunos a despertar o prazer de escrever.

Click na imagem para ampliá-la.


Professor, veja dicas para motivar a leitura e a produção textual


Existem estratégias cotidianas e eficazes que criam ambientes educativos motivados para a leitura e a produção textual. Em conjunto, elas proporcionam alegria, interesse e clima propício dos alunos para receberem atividades, despertando-os para o fascinante mundo da literatura, dos bons textos e da escrita como um prazer. Veja algumas dicas: 

1. Faça leituras para os seus alunos, em voz alta, de diferentes gêneros textuais. Diferentes e sem pré-conceitos. Lembre-se que o alunado é uma fonte de diversidades. Assim, procure ler textos, tanto literários quanto jornalísticos, poéticos, letras musicais, trechos de blogs juvenis, horóscopo. Isso é importante para que os alunos se familiarizem com diferentes gêneros textuais.

2. Substitua a “caneta vermelha” por revisões coletivas, para que os jovens identifiquem-se como “co-construtores”, leitores, artífices de sentido.3. Conte histórias e casos. Estimule seus alunos a fazerem o mesmo. Crie a “hora do caso”, um pequeno momento, por menor que seja, em que eles possam falar de suas ações, acontecimentos e realidades.


4. Tenha sempre uma boa atividade à mão, que desperte curiosidade, prazer. Ao contar uma história, “crie climas”, envolva os alunos.

5. Utilize os conceitos que irá trabalhar em projetos concretos. Aplique a Gramática em projetos que envolvam pesquisa, jornais, rádios experimentais, trocas de cartas, bilhetes.

6. Evite a “gramatiquice”, a produção sem sentido. Sempre que possível, defina o que vai ser escrito, para quem e para quê. Fique atento aos “grandes” temas da escola, do bairro, da cidade, do mundo. Um exemplo: peça aos alunos que escrevam uma carta à Secretaria de Educação, pedindo a melhoria das condições da quadra de esportes. Ou faça um trabalho em grupo, pedindo que elaborem um convite para uma pessoa da comunidade do entorno escolar, para uma entrevista. Ou, ainda, peça-lhes que redijam uma carta ao autor de uma novela, pedindo para mudar o final da trama que já foi revelado.


fonte: www.redacaocriativa.com.br

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Texto: Ser criança

Adorei este texto, pequeno, divertido e de fácil entendimento. Pode ser ultilizado no 4º ano (3 Série).

Click na imagem para ampliá-la.

Sugestões de Painéis para sala de aula Infantil







Meios de Transportes

Minhas clientes sempre me pedem modelos de meios de transporte em EVA para decorar quarto de bebês e fazer lembrancinhas. Encontrei esses modelos na net e achei lindos!
Pode ser utilizando também nas salas de aula para trabalhar os meios de transportes com os pequeninos. Espero que gostem.




Moldes


fonte: Suzete Paula

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

A atuação do professor de educação infantil

 
A socialização do professor de educação infantil.
O professor que atua na educação infantil deve ter uma preocupação específica de como lidar com as crianças no dia-a-dia e em situações especiais. Ao se tratar de alunos iniciantes no convívio escolar surgem situações diferentes e inesperadas em relação às demais fases escolares.
A criança tem um jeito próprio de encarar as novas etapas que vão surgindo em sua vida. Muitas vezes pais e educadores encaram esses acontecimentos com maior dificuldade que a própria criança que está passando por determinada vivência. 
O ideal é que o professor tenha algumas atitudes, estratégias e comportamentos que favoreçam uma melhor aceitação e desenvolvimento dessa criança no ambiente escolar e até mesmo no seu dia-a-dia, podendo, inclusive, colocar em prática certos conhecimentos adquiridos, porém de forma meio que inconsciente.
Buscando compreender melhor o mundo infantil e a aceitação da criança nessa nova experiência sugere-se algumas dicas de como proceder no mundo infantil: 
• Buscar organizar o espaço infantil de forma que o ambiente proporcione harmonia nos aspectos psicológicos e biológicos da criança;
• No período em que a criança estiver no Jardim de Infância, passar a sensação de um mundo mais lúdico no qual a criança, apesar de estar passando por um processo de educação e aprendizagem, não se sinta educada formalmente.
• Criar hábitos de correção com suavidade e fineza.
• Ao propor atividades para as crianças, conduza-as da melhor maneira possível, de forma que essas venham lembrar-se do momento com saudade.
• Preparar o momento da leitura com maior carinho possível, visto que se trata de um momento mágico para a criança, bem como estimula o crescimento do vocabulário preparando-a para a alfabetização.
• Observar bem os seus alunos, podendo detectar o que pode melhorar ou até mesmo o que deve ser eliminado.
• Ter consciência que punições devem ocorrer para corrigir maus hábitos, porém busque a melhor forma de realizar, fazendo com que a criança tenha consciência do erro. 
Ressalta-se que o bom professor aprende junto com seus alunos, antes mesmo de propor a educá-los.
Por Elen Campos Caiado
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Ser Criança



"Ser criança é acreditar que tudo é possível.



É ser inesquecivelmente feliz com muito pouco

É se tornar gigante diante de gigantescos pequenos obstáculos

Ser criança é fazer amigos antes mesmo de saber o nome deles.

É conseguir perdoar muito mais fácil do que brigar.

Ser criança é ter o dia mais feliz da vida, todos os dias.

Ser criança é o que a gente nunca deveria deixar de ser."


Gilberto dos Reis

A ESCOLA




Escola é...
O lugar onde se faz amigos,
Não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários e conceitos...
Escola é, sobretudo, gente,
Gente que estuda, trabalha, se alegra, se conhece, se estima.
O aluno é gente, o diretor é gente,
O coordenador é gente, o professor é gente, cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo,
irmão. Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”.
Nada de conviver com pessoas e depois descobrir que não tem amizade a ninguém,
Nada de ser como o tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só.
Escola é lugar de estudar, mas o importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
É também criar laços de amizade,
É criar ambiente de camaradagem, é conviver...
Ora, é lógico...
Numa escola assim vai ser fácil estudar, aprender, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, 
Ser feliz! 

(Paulo Freire)

A PORTA DO LADO

Por Dráuzio Varella
 

         Em entrevista dada pelo médico Drauzio Varella, disse ele que a
 gente tem um nível de exigência absurdo em relação à vida, que queremos
 que absolutamente tudo dê certo, e que, às vezes, por aborrecimentos
 mínimos, somos capazes de passar um dia inteiro de cara amarrada.
         E aí ele deu um exemplo trivial, que acontece todo dia na vida  da gente...
         É quando um vizinho estaciona o carro muito encostado ao seu na
 garagem (ou pode ser na vaga do estacionamento do shopping). Em vez de
 simplesmente entrar pela outra porta, sair com o carro e tratar da sua
 vida, você bufa, pragueja, esperneia e estraga o que resta do seu dia.
         Eu acho que esta história de dois carros alinhados, impedindo a
 abertura da porta do motorista, é um bom exemplo do que torna a vida de
 algumas pessoas melhor, e de outras, pior.
         Tem gente que tem a vida muito parecida com a de seus amigos,
 mas não entende por que eles parecem ser tão mais felizes.
         Será que nada dá errado pra eles? Dá aos montes. Só que, para
 eles, entrar pela porta do lado, uma vez ou outra, não faz a menor
 diferença.
         O que não falta neste mundo é gente que se acha o último
 biscoito do pacote. Que "audácia" contrariá-los! São aqueles que nunca
 ouviram falar em saídas de emergência: fincam o pé, compram briga 
e não deixam barato.
         Alguém aí falou em complexo de perseguição? Justamente.
O mundo versus eles.
         Eu entro muito pela outra porta, e às vezes saio por ela também.
 É incômodo, tem um freio de mão no meio do caminho, mas é um problema
 solúvel. E como esse, a maioria dos nossos problemões podem ser
 resolvidos assim, rapidinho. Basta um telefonema, um e-mail, um pedido
 de desculpas, um deixar barato.
         Eu ando deixando de graça... Pra ser sincero, vinte e quatro
 horas têm sido pouco prá tudo o que eu tenho que fazer, então não vou
 perder ainda mais tempo ficando mal-humorado.
         Se eu procurar, vou encontrar dezenas de situações irritantes e
 gente idem; pilhas de pessoas que vão atrasar meu dia. Então eu uso a
 "porta do lado" e vou tratar do que é importante de fato.
         Eis a chave do mistério, a fórmula da felicidade, o elixir do
 bom humor, a razão por que parece que tão pouca coisa na vida dos outros
 dá errado."
         Quando os desacertos da vida ameaçarem o seu bom humor, não
 estrague o seu dia... Use a porta do lado e mantenha a sua harmonia.
 Lembre-se, o humor é contagiante - para o bem e para o mal - portanto,
 sorria, e contagie todos ao seu redor com a sua alegria.
A "Porta do  lado" pode ser uma boa entrada ou uma boa saída... Experimente!





Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência. 
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. 
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. 
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. 
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. 
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo. 
É ter coragem para ouvir um não. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.


Precisas Refletir?





"Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque esta escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e ao beneficio de todos, aceite-o e viva-o".
(Buda)

Sugestões Para o Início das Aulas




O reinício das aulas é marcado por expectativas, sobretudo em relação ao reencontro com os amigos e às novas amizades.
A escola também é lugar para alimentar o sonho, motivar para um projeto de vida, criar um ambiente de confiança e respeito às diferenças de cada um. Sugiro algumas dicas para trabalhar estas questões.

Músicas:As músicas (abaixo) falam de sonhos, da utopia que não podemos perder, do compromisso de viver esta vida com sentido, com amor, com amizade, com desejo de mudar o mundo, tão necessário pra gente não perder o rumo.
Ouvir, cantar e conversar sobre as letras pode render bons debates que, às vezes, convencem mais que mil discursos.
Distribua a letra, cante, proponha reflexões individuais e em grupos, paródias, encenações etc.

Comida (Titãs)

Bebida é água!
Comida é pasto!
Você tem sede de quê?
Você tem fome de quê?...
A gente não quer só comida
A gente quer comida,
Diversão e arte
A gente não quer só comida
A gente quer saída
Para qualquer parte...
A gente não quer só comida
A gente quer bebida,
Diversão, balé
A gente não quer só comida
A gente quer a vida
Como a vida quer...
Bebida é água!
Comida é pasto!
Você tem sede de quê?
Você tem fome de quê?...
A gente não quer só comer
A gente quer comer
E quer fazer amor
A gente não quer só comer
A gente quer prazer
Pra aliviar a dor...
A gente não quer
Só dinheiro
A gente quer dinheiro
E felicidade
A gente não quer
Só dinheiro
A gente quer inteiro
E não pela metade...

Coração Civil (Milton Nascimento)

Quero a utopia, quero tudo e mais
Quero a felicidade nos olhos de um pai
Quero a alegria muita gente feliz
Quero que a justiça reine em meu país
Quero a liberdade, quero o vinho e o pão
Quero ser amizade, quero amor, prazer
Quero nossa cidade sempre ensolarada
Os meninos e o povo no poder, eu quero ver
São José da Costa Rica, coração civil
Me inspire no meu sonho de amor Brasil
Se o poeta é o que sonha o que vai ser real
Bom sonhar coisas boas que o homem faz
E esperar pelos frutos no quintal
Sem polícia, nem a milícia, nem feitiço, cadê poder?
Viva a preguiça, viva a malícia que só a gente é que sabe ter
Assim dizendo a minha utopia eu vou levando a vida
Eu viver bem melhor
Doido pra ver o meu sonho teimoso, um dia se realizar.

Preserve (Ultramen)

Preserve esse sorriso, esse brilho, esse olhar
Preserve o que eu digo, pois não falo por falar
Preserve esse abraço, esse abraço carinhoso
Do jeito que eu acho, pode ser maravilhoso
Preserve tudo isso, tudo isso e mais um pouco
E também tudo aquilo, que matar esse sufoco
Preserve esse aperto de mão meu amigo, meu irmão
E se um irmão por mim perguntar, diga que eu vou estar
Pelo céu ou pelo mar
Vou por aí a procurar
Pelo céu ou pelo mar
Vou por aí a te encontrar
Preserve os nossos rios, nosso verde nosso ar
E também tudo aquilo que tiver que preservar
Preserve o que é mato nesse mundo grandioso
Pois muito em breve eu acho, poderá ser valioso.
Conserve tudo, bicho, todo reino animal
Só não conserve o lixo, pátria multinacional
Preserve esse aperto de mão, meu compadre, meu irmão
E se um irmão por mim perguntar, pode ser que eu possa estar
Pelo céu ou pelo mar
Vou por aí a procurar
Pelo céu ou pelo mar
Vou por aí a te encontrar.

Filme:
* Sociedade dos poetas mortos

Propõe um outro modelo de aula, em que o estudante é desafiado a buscar e a criar e não apenas a esperar pelo conhecimento.
Assistir ao filme e propor que, em grupos, conversem sobre como gostariam de ser vistos e tratados enquanto estudantes; como gostariam de ser tratados entre os colegas de turma; como gostariam de tratar seus professores; como aprendem melhor.
Pedir que anotem estas idéias e, durante o ano, as retomem com a turma, avaliando dificuldades e conquistas.

Pais maus








Deus abençoe os pais maus!



Um dia, quando os meus filhos forem suficientemente crescidos para entenderem a lógica que motiva um pai, hei-de dizer-lhes:

- amei-vos o suficiente para ter perguntado: onde vão, com quem vão, e a que horas regressam a casa?

- amei-vos o suficiente para ter insistido em que juntassem o vosso dinheiro e comprassem uma bicicleta, mesmo que eu tivesse possibilidade de a comprar.


- amei-vos o suficiente para ter ficado em silêncio, para vos deixar descobrir que o vosso novo amigo não era boa companhia.


- amei-vos o suficiente para vos obrigar a pagar a pastilha que “tiraram” da mercearia e dizerem ao dono: “Eu roubei isto ontem e queria pagar”.


- amei-vos o suficiente para ter ficado em pé, junto de vós, durante 2 horas, enquanto limpavam o vosso quarto (tarefa que eu teria realizado em 15 minutos).

- amei-vos o suficiente para vos deixar ver fúria, desapontamento e lágrimas nos meus olhos.

- amei-vos o suficiente para vos deixar assumir a responsabilidade das vossas acções, mesmo quando as penalizações eram tão duras que me partiam o coração.



- Mais do que tudo, amei-vos o suficiente para vos dizer NÃO quando sabia que me iríeis odiar por isso.

Estou contente, venci. Porque, no final, vocês venceram também. E, qualquer dia, quando os vossos filhos forem suficientemente crescidos para entenderem a lógica que motiva os pais, vocês hão-de dizer-lhes, quando eles vos perguntarem se os vossos pais eram maus …que sim, que éramos maus, que éramos os pais piores do mundo:

- «Os outros miúdos comiam doces ao pequeno almoço; nós tínhamos de comer cereais, ovos, tostas.

- Os outros miúdos bebiam Pepsi ao almoço e comiam batatas fritas; nós tínhamos de comer sopa, o prato e fruta. E – não vão acreditar – os nossos pais obrigavam-nos a jantar à mesa, ao contrário dos outros pais.



- Os nossos pais insistiam em saber onde nós estávamos a todas as horas. Era quase uma prisão.



- Eles tinham de saber quem eram os nossos amigos, e o que fazíamos com eles.



- Eles insistiam em que lhes disséssemos que íamos sair, mesmo que demorássemos só uma hora ou menos.

- Nós tínhamos vergonha de admitir, mas eles violaram as leis de trabalho infantil: tínhamos de lavar a loiça, fazer as camas, lavar a roupa, aprender a cozinhar, aspirar o chão, esvaziar o lixo e todo o tipo de trabalhos cruéis. Acho que eles nem dormiam a pensar em coisas para nos mandarem fazer.

- Eles insistiam sempre connosco para lhes dizermos a verdade, apenas a verdade e toda a verdade.


- Na altura em que éramos adolescentes, eles conseguiam ler os nossos pensamentos. A nossa vida era mesmo chata.


- Os pais não deixavam os nossos amigos buzinarem para nós descermos. Tinham de subir, bater à porta, para eles os conhecerem.


- Enquanto toda a gente podia sair à noite com 12, 13 anos, nós tivemos de esperar pelos 16.


- Por causa dos nossos pais, perdemos imensas experiências da adolescência. Nenhum de nós, alguma vez, esteve envolvido em roubos, atos de vandalismo, violação de propriedade, nem foi preso por nenhum crime. Foi tudo por causa deles.

Agora que já saímos de casa, somos adultos, honestos e educados; estamos a fazer o nosso melhor para sermos “maus pais”, tal como os nossos pais foram».



(Autor desconhecido)

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Projeto de Adaptação Escolar



Justificativa:

Os primeiros dias na escola geram expectativas, ansiedade, insegurança, angústias, medos e dúvidas em pais, crianças, professores e funcionários. Considerando esse momento muito importante é fundamental desenvolver um trabalho que facilite a transição do ambiente familiar ao escolar, pensando e planejando atividades que garantam uma inserção gradativa, envolvendo todos em um ambiente afetivo e acolhedor.


Objetivo:

- Proporcionar um ambiente agradável e acolhedor, visando o bem-estar do educando;
- Que a criança sinta-se acolhida como um indivíduo se integrando à dinâmica do grupo.
- Desenvolver atividades que permitam que as crianças e pais conheçam e interajam entre si, professores e funcionários.
- Familiarizar a criança ao espaço escolar e sua rotina;
- Oferecer aos pais sugestões, dicas e idéias que facilitem este momento de separação e conquista;
- Que a criança sinta-se à vontade para manifestar suas emoções e necessidades;
- Estabelecer uma comunicação entre pais e membros da escola com a participação da criança.


Conteúdos Conceituais

- Identificação das pessoas suas funções no ambiente escolar;
- Conhecer o espaço físico e a rotina da escola;
- Construção da própria imagem e da identidade;
- Valorização positiva da própria identidade;
- Elaboração oral e coletiva de regras de convivência.

Conteúdos procedimentais

-Adaptação aos ritmos e às rotinas da vida da escola;
- Reconhecer as pessoas e suas funções na escola;
-Situar-se e orientar-se nos espaços físicos da escola;
-Reconhecimento dos espaços que são de seu uso;
- Manifestação das próprias necessidades, vivências, emoções e sentimentos;
- Aceitação da separação;
-Hábitos de autonomia com seus pertences.

Conteúdos Atitudinais

-Enfrentar e superar as dificuldades do processo de adaptação;
-Adaptação aos ritmos e às rotinas da vida escolar;
-Participação na vida da escola;
-Interesse pela relação afetiva com a educadora e com os companheiros;
-Confiança e segurança progressiva nas suas próprias possibilidades;
-Interesse para vencer as dificuldades da transição do ambiente familiar para o escolar;
-Aceitar a separação da família como um processo natural e necessário.


Contemplação das áreas

Língua Portuguesa

Linguagem oral:

-Conversas, relatos de vivências, narração;
-Nomear a professora, funcionários e colegas;

Linguagem escrita:

-Conhecer a escrita do nome através de crachá e lista de nomes;
- Pseudoleitura das regras de convivência.

Matemática

-Orientação Espacial;
-Percurso de trajeto, localização;
- Contagem oral;
- Jogos matemáticos;
-Leitura de calendário.

Natureza e Sociedade

- Profissões (apresentação de funcionários e suas funções);
-Observação dos diferentes ambientes do espaço escolar.

Visual

- Pintura livre (interferência);
- Modelagem
- Recorte e colagem;
- Fantoches, vídeos, slides.

Movimento

-Roda cantada;
- Ginástica;
- Dança;
- Jogos simbólicos
- Esquema corporal.

Música

-Diferentes tipos de sons e músicas diversas.

Fonte: profgege.blogspot.com


Texto para o início do ano




Ano novo...Olhe à sua volta. Sorria para
seus amigos e para aqueles que você pode
conquistar. Dê uma boa risada! Leia mais. Viaje
na imaginação. Cante uma canção. Lembre o aniversário
de seus amigos. Mude de penteado. Esteja disponível para
escutar. Retribua um favor. Admire o colorido e a beleza da
natureza. Permita-se errar. Retribua uma gentileza. Demonstre
que está feliz. Toque a ponta dos pés. Só por hoje, evite dizer:
"Não posso!”. Cante e assobie. Viva intensamente cada minuto.
Dê uma palmadinha nas suas próprias costas. Escute um
amigo. Feche os olhos e imagine as ondas do mar. Sinta
a brisa bater no rosto. Tenha bons pensamentos. Não
se isole. Seja otimista. Ajude a natureza.
Seja tolerante.
Espreguice-se.
Desperte! Ande
descalço. Diga
“Bem-vindo!” a
quem chegou.
Permita que alguém
o ajude. Agradeça!!
Saiba que não está sozinho.
Viva com “paixão”. Sem ela,
nada de grande se consegue!
(*** Autor desconhecido *** )




Atividade sobre o texto.
Ler o texto e responder:
1- Que tipo de linguagem o texto acima se refere? (informal, formal, ...)
2- Na sua opinião, do que se trata o texto “Ano Novo”?
3- Explicar com suas palavras, o que você entendeu da frase “Dê uma palmadinha nas suas próprias costas”.
4- Qual a frase do texto que lhe chamou mais a atenção? Justificar sua resposta.


5- Pra você, por que o autor colocou este título no texto?


6- Junte-se a um colega e listem os conselhos que vocês dariam às pessoas para viverem melhor o seu dia – a - dia. Depois, escolha uma figura interessante e faça o contorno dela a lápis, sem forçar muito. Copiem os conselhos dentro do limite da figura escolhida e apague o contorno feito a lápis.

Fonte:  profgege.blogspot.com