Justificativa:
Os primeiros dias na escola geram expectativas, ansiedade, insegurança, angústias, medos e dúvidas em pais, crianças, professores e funcionários. Considerando esse momento muito importante é fundamental desenvolver um trabalho que facilite a transição do ambiente familiar ao escolar, pensando e planejando atividades que garantam uma inserção gradativa, envolvendo todos em um ambiente afetivo e acolhedor.
Objetivo:
- Proporcionar um ambiente agradável e acolhedor, visando o bem-estar do educando;
- Que a criança sinta-se acolhida como um indivíduo se integrando à dinâmica do grupo.
- Desenvolver atividades que permitam que as crianças e pais conheçam e interajam entre si, professores e funcionários.
- Familiarizar a criança ao espaço escolar e sua rotina;
- Oferecer aos pais sugestões, dicas e idéias que facilitem este momento de separação e conquista;
- Que a criança sinta-se à vontade para manifestar suas emoções e necessidades;
- Estabelecer uma comunicação entre pais e membros da escola com a participação da criança.
Conteúdos Conceituais
- Identificação das pessoas suas funções no ambiente escolar;
- Conhecer o espaço físico e a rotina da escola;
- Construção da própria imagem e da identidade;
- Valorização positiva da própria identidade;
- Elaboração oral e coletiva de regras de convivência.
Conteúdos procedimentais
-Adaptação aos ritmos e às rotinas da vida da escola;
- Reconhecer as pessoas e suas funções na escola;
-Situar-se e orientar-se nos espaços físicos da escola;
-Reconhecimento dos espaços que são de seu uso;
- Manifestação das próprias necessidades, vivências, emoções e sentimentos;
- Aceitação da separação;
-Hábitos de autonomia com seus pertences.
Conteúdos Atitudinais
-Enfrentar e superar as dificuldades do processo de adaptação;
-Adaptação aos ritmos e às rotinas da vida escolar;
-Participação na vida da escola;
-Interesse pela relação afetiva com a educadora e com os companheiros;
-Confiança e segurança progressiva nas suas próprias possibilidades;
-Interesse para vencer as dificuldades da transição do ambiente familiar para o escolar;
-Aceitar a separação da família como um processo natural e necessário.
Contemplação das áreas
Língua Portuguesa
Linguagem oral:
-Conversas, relatos de vivências, narração;
-Nomear a professora, funcionários e colegas;
Linguagem escrita:
-Conhecer a escrita do nome através de crachá e lista de nomes;
- Pseudoleitura das regras de convivência.
Matemática
-Orientação Espacial;
-Percurso de trajeto, localização;
- Contagem oral;
- Jogos matemáticos;
-Leitura de calendário.
Natureza e Sociedade
- Profissões (apresentação de funcionários e suas funções);
-Observação dos diferentes ambientes do espaço escolar.
Visual
- Pintura livre (interferência);
- Modelagem
- Recorte e colagem;
- Fantoches, vídeos, slides.
Movimento
-Roda cantada;
- Ginástica;
- Dança;
- Jogos simbólicos
- Esquema corporal.
Música
-Diferentes tipos de sons e músicas diversas.
Fonte: profgege.blogspot.com
Os primeiros dias na escola geram expectativas, ansiedade, insegurança, angústias, medos e dúvidas em pais, crianças, professores e funcionários. Considerando esse momento muito importante é fundamental desenvolver um trabalho que facilite a transição do ambiente familiar ao escolar, pensando e planejando atividades que garantam uma inserção gradativa, envolvendo todos em um ambiente afetivo e acolhedor.
Objetivo:
- Proporcionar um ambiente agradável e acolhedor, visando o bem-estar do educando;
- Que a criança sinta-se acolhida como um indivíduo se integrando à dinâmica do grupo.
- Desenvolver atividades que permitam que as crianças e pais conheçam e interajam entre si, professores e funcionários.
- Familiarizar a criança ao espaço escolar e sua rotina;
- Oferecer aos pais sugestões, dicas e idéias que facilitem este momento de separação e conquista;
- Que a criança sinta-se à vontade para manifestar suas emoções e necessidades;
- Estabelecer uma comunicação entre pais e membros da escola com a participação da criança.
Conteúdos Conceituais
- Identificação das pessoas suas funções no ambiente escolar;
- Conhecer o espaço físico e a rotina da escola;
- Construção da própria imagem e da identidade;
- Valorização positiva da própria identidade;
- Elaboração oral e coletiva de regras de convivência.
Conteúdos procedimentais
-Adaptação aos ritmos e às rotinas da vida da escola;
- Reconhecer as pessoas e suas funções na escola;
-Situar-se e orientar-se nos espaços físicos da escola;
-Reconhecimento dos espaços que são de seu uso;
- Manifestação das próprias necessidades, vivências, emoções e sentimentos;
- Aceitação da separação;
-Hábitos de autonomia com seus pertences.
Conteúdos Atitudinais
-Enfrentar e superar as dificuldades do processo de adaptação;
-Adaptação aos ritmos e às rotinas da vida escolar;
-Participação na vida da escola;
-Interesse pela relação afetiva com a educadora e com os companheiros;
-Confiança e segurança progressiva nas suas próprias possibilidades;
-Interesse para vencer as dificuldades da transição do ambiente familiar para o escolar;
-Aceitar a separação da família como um processo natural e necessário.
Contemplação das áreas
Língua Portuguesa
Linguagem oral:
-Conversas, relatos de vivências, narração;
-Nomear a professora, funcionários e colegas;
Linguagem escrita:
-Conhecer a escrita do nome através de crachá e lista de nomes;
- Pseudoleitura das regras de convivência.
Matemática
-Orientação Espacial;
-Percurso de trajeto, localização;
- Contagem oral;
- Jogos matemáticos;
-Leitura de calendário.
Natureza e Sociedade
- Profissões (apresentação de funcionários e suas funções);
-Observação dos diferentes ambientes do espaço escolar.
Visual
- Pintura livre (interferência);
- Modelagem
- Recorte e colagem;
- Fantoches, vídeos, slides.
Movimento
-Roda cantada;
- Ginástica;
- Dança;
- Jogos simbólicos
- Esquema corporal.
Música
-Diferentes tipos de sons e músicas diversas.
Fonte: profgege.blogspot.com
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