segunda-feira, 21 de março de 2011

1º de Abril Dia da Mentira

Dia da Mentira
Você já disse alguma mentirinha? Já surpreendeu alguém contando a maior lorota? Acha que mentir é a coisa mais horrível do mundo? Pois, no dia 1.º de abril, você vai poder soltar sua imaginação e rir com seus amigos contando mentiras grandes, pequenas, cabeludas ou maluquinhas. Mas lembre-se de gritar "1.º de abril!" antes que alguém leve a sério sua brincadeira!

História
Você sabia que o costume de contar mentiras no dia 1.º de abril teve sua origem na França?
Pois é, os franceses mentem há muito mais tempo que nós! Antigamente, na França, o início do ano era comemorado em 1.º de abril. Mas, em 1564, o rei francês Carlos IX adotou o calendário gregoriano, e o ano-novo passou a ser festejado em 1.º de janeiro. Imaginem só a confusão! Muitas pessoas não gostaram da mudança de data e continuaram a considerar o 1.º de abril como o primeiro dia do ano, mandando convites para festas, votos de felicidades...Nos anos seguintes, como forma de brincadeira, começaram a surgir nessa data convites para festas que não existiam e falsas mensagens de "feliz ano-novo". O costume se espalhou pelo mundo todo e, com o tempo, foram surgindo novas brincadeiras, até mesmo falsas manchetes de jornal e de televisão. Mas não se assuste, as mentiras são sempre leves, não prejudicam ninguém e deixam o Dia 1.º de Abril mais divertido.


Algumas sugestões para trabalhar o dia da mentira em sala de aula.

Algumas verdades sobre as mentiras


* É possível enganar poucos por muito tempo e muitos por pouco tempo. Mas é impossível enganar todos o tempo todo.
- Essa verdade é muito usada pelo meu pai quando ele fala de política.

* Na boca de um mentiroso, até a mais pura verdade parece mentira.
- Essa frase foi tirada da fábula "O Menino e o Lobo", que minha avó sempre conta. Você conhece essa história? Ela fala de um garoto, pastor de ovelhas, que ganhou um apito para pedir ajuda se algum lobo atacasse seu rebanho. O menino começou a apitar todos os dias só para pregar peças e rir das pessoas, pois, cada vez que ele apitava, todos corriam desesperados para ajudá-lo. Mas um dia um lobo faminto atacou o rebanho e o menino apitou, apitou e ninguém apareceu para socorrê-lo. Todos achavam que era mais uma de suas brincadeiras. Depois disso, ele deve ter aprendido a lição!


* Mentira tem perna curta.
 - Essa é a frase preferida da minha mãe. No Dia 1.º de Abril lembre-se disso, pois, para que esse dia seja legal e divertido, a mentira tem que ter a perna bem curtinha mesmo!


Título: O Mal da mentira

Referência: Dia da mentira – 01 de abril.
Embora exista o dia da mentira, Mentir faz mal. Causa atritos. Desarmonia. Intrigas. Qualquer tipo de relação baseada na mentira, não é saudável. Mentir é ruim para quem é enganado. Mentir é ruim para quem conta a mentira. E pior ainda: A mentira vicia. Tem gente que Vive de mentir. Inventar. Fofocar. O mal do mundo minha gente é a mentira. Quem mente um pouco no início, Acaba mentindo mais, vai aprendendo e com o passar do tempo vai piorando. A pessoa que mente não é confiável. Se a criança Percebe que o adulto está mentindo, mais tarde ela também vai se achar no direito de Mentir e assim a mentira vai virando uma bola de neve difícil ou impossível de ser controlada. O dia da mentira só é saudável para ser levado na brincadeira. Porque para o dia a dia, Bom mesmo é a verdade é ser verdadeiro, inteiro, Transparente, sem mentiras e falsidades, olhando nos olhos porque a mentira acaba complicando a vida.
Autor: Antonio Marcos Pires 

Nenhum comentário:

Postar um comentário