sábado, 12 de março de 2011

CURIOSIDADES SOBRE A PÁSCOA

OBA! A PÁSCOA VEM AÍ!
Enquanto você espera o coelho, descubra algumas curiosidades sobre essa festa e saiba como ela é comemorada por outros povos do mundo.

A PRIMAVERA ESTÁ CHEGANDO
A Páscoa é uma festa religiosa dos cristãos e comemora a ressurreição de Jesus. Mas há muito tempo povos do hemisfério norte festejavam nessa mesma época a chegada da primavera e o renascimento da natureza. Na festa antiga já se usavam símbolos como coelhos e ovos pintados com cores que lembravam o colorido que toma conta do campo na primavera.

BRUXINHAS À SOLTA
Na Suécia e em outros países da Escandinávia, as crianças se vestem de bruxos na Quinta – feira Santa ou na véspera da Páscoa e visitam os vizinhos deixando um cartão e esperando receber algo em troca.

DE TODAS AS CORES
Na Ucrânia, um país da Europa, uma das tradições é pintar ovos de verdade e dar de presente na Páscoa. Eles são chamados de PESSANKAS e suas cores e desenhos têm significados especiais.

OVOS DE COELHO?
Há várias lendas sobre o coelho da Páscoa. Uma história alemã, que chegou à América com os imigrantes, diz que um coelhinho visita as crianças escondendo os ovos coloridos no domingo de Páscoa. Outra lenda conta que uma mulher coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para seus filhos na Páscoa. Quando eles descobriram o ninho, um coelho passou correndo e espalhou – se a história de que ele havia trazido os ovos.
CADÊ O OVO?
Nos Estados Unidos é costume brincar de caça ao ovo de Páscoa: os pais escondem ovos e as crianças têm de encontra-los.
IDÉIA GOSTOSA
Antigamente as pessoas presenteavam com ovos de verdade. A idéia genial de substituir os ovos de galinha pelos de chocolate foi dos vendedores de doces.

OUTRA PÁSCOA
Os judeus comemoram a sua Páscoa entre os meses de março e abril. Ela é chamada de Pessach. São oito dias de festa para celebrar um acontecimento da época dos faraós: a saída dos judeus do Egito, onde viviam como escravos, em busca de um lar. Nesses dias as famílias se reúnem, os pais falam sobre antigas tradições para os filhos e todos comem alimentos feitos de modo especial.

MAS AFINAL QUAL O SIGNIFICADO DOS PRINCIPAIS SÍMBOLOS DA PÁSCOA?

COELHO
O coelho é símbolo de fertilidade e se propaga facilmente, como deve se propagar a boa nova da ressureição pelo mundo afora.
OVO
Simboliza a ressurreição, porque dentro dele está uma vida oculta, misteriosa e na iminência de desabrochar, a vida que retorna.
CORDEIRO
Simboliza Cristo sacrificado em favor do seu rebanho.
PÃO E VINHO
Simbolizam a vida eterna, o corpo e o sangue de Cristo

APÓS A LEITURA DO TEXTO, RESPONDA:

1.O texto acima faz referência a várias tradições de Páscoa cultivadas por povos do mundo inteiro. Escreva qual a tradição cultivada nos países abaixo:

Suécia


Ucrânia


Estados Unidos



2. O texto fala sobre 2 lendas a respeito da tradição dos ovos de Páscoa. Escolha uma lenda e conte-a com suas palavras.
____________________________________________________________________________________

 3. O que é a Páscoa e o que se comemora nela?
____________________________________________________________________________________

4. O que os povos do hemisfério norte festejavam na mesma época da Páscoa?
___________________________________________________________________________________

  5. No hemisfério norte a Páscoa é comemorada na primavera. E nós que vivemos no Hemisfério Sul, comemoramos a Páscoa na mesma estação? Por quê?
___________________________________________________________________________________

6. Quando os judeus comemoram a sua Páscoa? E como ela é chamada?
___________________________________________________________________________________

7. Quanto tempo dura a Páscoa dos judeus? E o que eles comemoram?
__________________________________________________________________________________

8. O que as famílias dos judeus fazem nesses dias?
__________________________________________________________________________________

9. Para você, o que é PÁSCOA?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário